OS MAIORES MEDOS DO SER HUMANO

Estive pesquisando quais são os maiores medos do ser humano, e depois de observar e conversar com muita gente, de vasculhar na internet e ler algumas matérias publicadas em mídia impressa, selecionei os sete medos que apareceram com mais frequência em minha pesquisa; estão listados abaixo, em ordem aleatória, pois há controvérsias em organizá-los em um ranking.

Medo do escuro

Muito comum nas crianças, é o medo que se tem do desconhecido ou do perigo que o escuro pode esconder. Desde pequenos, sentimos receio do que é misterioso ou não conhecemos direito, e entendemos que claridade é sinônimo de segurança. Assim, quando estamos no escuro, podemos nos sentir inseguros por não conhecer se ele oculta ou não alguma estranheza ou ameaça.

Medo de altura

Também chamado de acrofobia, é o medo que se tem de locais altos, especialmente quando não há proteção. Apesar de acreditar-se que o medo de altura é um instinto de sobrevivência do homem, casos muito extremos normalmente provêm de traumas. Os indivíduos que sofrem desse medo, quando expostos a locais muito altos, têm ataques de pânico que os fazem fugir do local, procurar um lugar onde possam se segurar e desconfiar de seu equilíbrio.

Medo da morte

Conhecido como tanatofobia, é o medo da sensação de morrer ou da morte como realidade próxima e dolorosa. Pessoas que possuem esse medo, tendem a sair pouco de casa, evitam a qualquer custo falar sobre morte e não participam de ocasiões fúnebres.

Medo de sangue

Consiste em um medo exagerado ou irracional ao ver sangue. Para os hematofóbicos (aqueles que tem medo de sangue), o sangue representa suas vulnerabilidades a lesões e a eventualidade da morte. Muitos especialistas creem que esse medo advém de um trauma.

Medo de aranha

É um dos medos mais comuns que se tem de um animal. Também conhecido por aracnofobia, esse medo faz com que o indivíduo se distancie ou não frequente locais que tenham ou possam ter, segundo ele, alguma aranha. Portanto, assim como o medo de altura, é um medo que limita significativamente os locais frequentados por uma pessoa.

Medo de voar de avião

Chamado também de aerofobia, esse é um medo muito comum entre os brasileiros: segundo uma pesquisa do IBOPE, 42 % admitem ter medo de voar. Pessoas com esse medo não viajarão de avião e muitas vezes evitam pensar sobre isso.

Medo de cobra

É um dos medos mais comuns que encontramos, o indivíduo que o tem não teme somente o contato com uma cobra viva devido ao seu veneno, mas a imagens ou vídeos que as mostre.

Medo de falar em público

Esse também é um medo comum em muitas pessoas. Chamado de glossofobia, consiste no temor e insegurança que uma pessoa tem em expressar suas ideias para um número significativo de pessoas. Desconforto físico, náuseas e sensação de pânico são alguns dos sintomas que podem ocorrer em pessoas com esse medo.

Click Here to Leave a Comment Below

Leave a Reply: