LINGUAGEM CORPORAL
Pesquisas mostram que apenas 7% da comunicação humana se transmite por palavras, 93% do que comunicamos é não-verbal – vem do tom de voz, postura, micro expressões faciais e vários gestos.
Damos muita importância aos 7% das palavras, mas esquecemos que por trás das palavras existe um mundo fascinante de comunicação não-verbal – o mundo da linguagem corporal.
A linguagem corporal é um mundo em que tudo que dizemos é importante e normalmente ela é complexa e pode ser mal interpretada.
É possível verificar que a linguagem corporal de um palestrante pode traí-lo facilmente:
- Um cruzar de mãos
- Mãos para trás
- Esfregar as mãos enquanto fala
- Olhar baixo
- Movimento labial
- Sorriso artificial
- Movimentos de balanço com pernas, etc.
A linguagem corporal pode trair um palestrante quando ele se sentir pressionado, porque ela irá além das palavras e irá dizer tudo que se passa no interior daquela pessoa.
Você consegue imaginar o quanto a linguagem corporal é importante para o presidente de um país? É simplesmente vital, pois por meio dela também influenciará seus eleitores.
- Um andar pode transmitir poder.
- Cumprimentar com a mão por cima da mão outra pessoa pode indicar quem está no comando.
- Um gesto pode ocultar uma mentira.
No fechamento de um negócio a linguagem corporal poderá ser uma grande aliada, pois, antes de comprar qualquer produto, projeto, serviço, ideia o cliente comprará a imagem do vendedor.
Alguém um dia pode ter dito: “Mas eu não disse nada, não sei por que aquela pessoa se ofendeu comigo! ”
Será que aquela pessoa pensou na linguagem corporal que transmitiu naquele momento? Será que você tem pensado nisso também?
Se não pensou é importante, que a partir de agora comece a pensar nisso.